Os provedores de e-mail mais seguros para proteção de privacidade

Mensagens de e-mail são um risco de segurança. Aprenda as 4 melhores maneiras de eliminar esse risco e envie e-mails seguros. A dica 4 é importante!

Os 3 provedores de e-mail mais seguros que protegem sua privacidade

A segurança de e-mail e a criptografia de dados não são uma moda nem um meio de fornecer vendas para empresas de segurança de software. Criptografar suas mensagens e anexos é vital se você deseja se proteger contra hackers que tentam obter acesso às suas informações.

Quer você use o Gmail ou o Outlook, o envio de e-mails ainda é um grande risco de segurança que precisa ser eliminado. Como? Escolhendo provedores de e-mail verdadeiramente seguros em vez dos provedores de e-mail convencionais.

O que é e-mail seguro?

Nos últimos anos, o e-mail se tornou um risco de segurança significativo para governos, empresas e indivíduos. A popularidade dos provedores de e-mail seguros cresceu drasticamente. Então, o que torna o e-mail seguro diferente do e-mail normal?

Gmail e Outlook são seguros? Pense duas vezes.

A maioria dos principais provedores de e-mail, como o Gmail, gosta de se considerar segura e protegida, mas a verdade é que não. Um provedor de e-mail genuinamente seguro criptografa seus dados, tornando impossível para eles e terceiros lerem suas conversas de e-mail.

Os provedores de e-mail seguro são baseados em código aberto, permitindo que outros provedores de segurança inspecionem seu software. Esses serviços não criam um perfil seu, não registram seus metadados e não vendem seus dados a terceiros.

Os principais provedores de e-mail, como Gmail ou Outlook, ficam aquém de todas essas categorias. Embora o Gmail criptografe a conexão entre seu computador e o servidor, ele se esquece de criptografar suas informações quando chegam ao destino. Portanto, todas as suas mensagens acabarão nos servidores do Google, prontas para serem lidas ou capturadas por qualquer pessoa que realizar um ataque de dados bem-sucedido.

Essa falta de criptografia de ponta a ponta não é apenas indesejável se você deseja afastar terceiros mal-intencionados, mas também significa que o Google pode obter acesso ao conteúdo da sua caixa de entrada. Esse acesso significa que o Google verifica as mensagens para fins publicitários.

A criptografia de ponta a ponta é a chave

Os provedores de e-mail seguro disfarçam o conteúdo de uma mensagem de e-mail para proteger as informações potencialmente confidenciais que ela contém. Eles garantem que as informações na mensagem só possam ser lidas pelo destinatário pretendido.

Como funciona a criptografia de ponta a ponta usando uma chave?

Seu e-mail é transformado num quebra-cabeça criptografado que precisa de uma chave para ser desbloqueado. Essa chave de autenticação garante que ninguém além do destinatário tenha acesso ao conteúdo da sua mensagem. Nenhum hacker que a intercepte pode fazer nada com o conteúdo, e todos os anexos valiosos ficam inacessíveis.

Vantagens do e-mail criptografado

O e-mail é especialmente vulnerável a problemas de segurança porque as mensagens são enviadas por várias redes (públicas) que nem sempre são tão seguras quanto você gostaria que fossem. Os e-mails criptografados ajudam a proteger dados confidenciais, como CPF, credenciais de login e números de contas bancárias.

Eles também ajudam os serviços de e-mail baseados na web, como o Gmail, a aprimorar sua segurança cibernética, bloqueando hackers que desejem se infiltrar nos seus sistemas por meio de contas de e-mail. Os hackers costumam usar redes não seguras para capturar uma caixa de entrada de e-mail inteira, o que pode levar a problemas significativos. Uma maneira de evitar essas ameaças é usar um provedor de e-mail seguro.

Como manter sua conta de e-mail segura?

A criptografia de mensagens é fundamental se você quiser enviar e receber e-mails com segurança. Embora o uso de um serviço de e-mail criptografado possa ajudar a manter seus dados protegidos, você também pode tomar outras medidas de segurança para garantir que seus dados permaneçam seguros.

  1. Senhas seguras são a primeira linha de defesa. Sempre certifique-se de usar uma variedade de letras, números e símbolos. Combine letras maiúsculas e minúsculas e evite palavras reconhecíveis. Sempre use uma senha única.
  2. Outra etapa é usar perguntas de segurança. Se sua senha for comprometida, as perguntas de segurança oferecem uma camada adicional de defesa. Apenas certifique-se de que as respostas sejam falsas ou de difícil compreensão.
  3. Secure Socket Layers (SSL) criam um link seguro entre um servidor web e um navegador. Você pode verificar rapidamente se o link é seguro verificando o endereço da web. Se começar com HTTPS em vez de apenas HTTP, significa que você está trabalhando num ambiente seguro onde a criptografia SSL está ativa.
  4. Use autenticação de dois fatores sempre que possível. A melhor maneira de manter sua conta de e-mail segura é usar a autenticação de dois fatores. De preferência, por meio de um aplicativo como o Google Authenticator. Usar uma autenticação de dois fatores com base em mensagens de texto é menos seguro, pois seu número de telefone pode ser clonado.

Como criptografar um e-mail?

Alguns provedores de e-mail seguro integram ferramentas como Pretty Good Privacy (PGP). Esse protocolo permite que você bloqueie o conteúdo da sua mensagem e fornece uma chave segura para o destinatário pretendido. Dessa forma, o destinatário é o único capaz de desbloquear e ler sua mensagem. Se pessoas indesejadas sem a chave interceptassem a mensagem, o conteúdo ficaria ilegível e pareceria algo sem sentido.

O PGP embaralha o conteúdo de um e-mail, transformando-o num quebra-cabeça que só você e o destinatário podem resolver usando uma chave. Descriptografar a mensagem sem a chave é impossível.

Cada pessoa possui uma chave pública e uma chave privada na forma de um código digital. A chave pública é armazenada num servidor de chaves e pode ser acessada por qualquer pessoa que deseje criptografar e enviar um e-mail. A chave privada é armazenada de forma segura e privada no computador do destinatário e apenas essa pessoa tem acesso a ela.

Os melhores serviços de e-mail seguro

Os serviços de email seguro são a sua aposta mais segura para manter as suas comunicações por email indetectáveis. A maioria desses serviços fornece criptografia de ponta a ponta, exclusão automática de e-mails, endereços IP bloqueados e proteção por senha da sua conta de e-mail.

Quando se trata de segurança de dados, é sempre melhor usar um provedor criptografado seguro consagrado. Dois dos melhores serviços disponíveis são o ProtonMail e o Tutanota. A segurança é garantida com qualquer um deles.

O ProtonMail e o Tutanota têm um histórico estável quando se trata de criptografia de ponta a ponta, e ambos mantêm você são e salvo, mesmo entre não usuários. Ambos também usam uma infraestrutura de conhecimento zero, o que significa que nem mesmo eles podem ler nem usar suas mensagens.

  • ProtonMail: este é um dos provedores criptografados mais populares, e com razão. O ProtonMail criptografa seus dados em servidores na Suíça, que tem uma das leis de privacidade mais rígidas do mundo. O ProtonMail é baseado em tecnologia de código aberto, o que é crucial para garantir os mais altos níveis de segurança, porque esses tipos de software estão abertos para especialistas em segurança do mundo todo para inspeção. Uma das razões pelas quais o ProtonMail se sai tão bem no anonimato é o suporte específico para o Tor que vem com ele. O ProtonMail não armazena endereços IP e integra PGP para uma experiência de segurança completa. Eles não pedem dados pessoais quando você se inscreve e oferecem uma conta gratuita de 500 MB por mês.
  • Tutanota: este é outro provedor de e-mail seguro altamente recomendado. Seu conjunto de recursos é vasto e eles auditam seus serviços regularmente para garantir que os usuários possam confiar em suas proteções. Os servidores do Tutanota’s estão localizados na Alemanha e seu serviço é baseado em várias bases de código aberto. Embora eles ofereçam a mesma criptografia de ponta a ponta de alto nível que o ProtonMail, eles dão um passo adiante criptografando mais seções do seu e-mail e caixa de entrada, como seu calendário e catálogo de endereços. Eles também fornecem uma pesquisa de texto de conhecimento zero, o que significa que ninguém no Tutanota pode ver o que você pesquisa nos seus e-mails.

Quer mais opções? Confira nosso artigo sobre serviços de e-mail anônimo.

Como enviar um e-mail seguro no Gmail?

A criptografia de ponta a ponta é essencial em qualquer sistema de e-mail. Um provedor seguro irá criptografar os dados no servidor, tornando-os inúteis para terceiros que interceptem a mensagem. Você sabia que pode até enviar SMS usando o Gmail de forma segura?

Você deseja criptografar e-mail com PGP no Gmail? Então use a extensão FlowCrypt do Chrome para proteger todos os seus e-mails e anexos do Gmail com criptografia de ponta a ponta. Essa extensão do Chrome funciona perfeitamente e se integra perfeitamente com sua conta do Gmail usando OpenPGP.

O FlowCrypt é fácil de usar e é configurado com apenas alguns cliques. Ele adiciona um botão "Compor segura" ao Gmail, possibilitando que você envie e receba e-mails e anexos criptografados por PGP privado sempre que desejar. Além do mais, ele permite que você assine digitalmente suas mensagens para garantir ao destinatário que o e-mail é realmente seu.

Como enviar um e-mail seguro no Outlook?

Compilamos as três melhores maneiras de enviar e-mails criptografados no Outlook:

  • Gpg4o: este é um add-in do Outlook que implementa o padrão OpenPGP por meio do GnuPG. Ele se integra perfeitamente com o Outlook 2010-2016 e garante a privacidade de toda a sua correspondência de e-mail usando criptografia de ponta a ponta. A configuração é fácil e a experiência do usuário também é muito intuitiva, com todos os recursos mais recentes para maior segurança. Eles oferecem uma versão gratuita para uso comercial. O suporte está disponível apenas para usuários profissionais.
  • GpG4win: esta solução para computadores Windows não oferece apenas criptografia de e-mail, mas um conjunto completo de ferramentas. Por exemplo, você também pode usá-la para criptografar arquivos diretamente no explorador de arquivos. Todas as ferramentas são gratuitas. Ajuda e apoio são fornecidos por meio de sua comunidade. O GpG4win usa criptografia de chave pública GnuPG para criptografia de dados e assinaturas digitais.
  • p≡p: Pretty Easy Privacy é uma implementação de plataforma cruzada do padrão Open PGP. p≡p oferece criptografia automática, o que o torna uma ferramenta fácil de trabalhar para o usuário final. A criptografia de e-mail está disponível para Microsoft Outlook no Windows e também em telefones Android. Se você usá-lo como um app do Android, é gratuito. Quando você o usa como um add-in do Outlook, ele custa 25 dólares. Ajuda e suporte estão disponíveis por e-mail.
Enviar uma mensagem de texto
Leia mais sobre mensagens de texto